O padroeiro da Trova

Foi escolhido como o padroeiro da Trova, São Francisco de Assis, o patrono dos animais e do meio ambiente. Fundou a ordem franciscana dos beneditinos.



Giovanni di Pietro di Bernardone, era o nome de batismo de São Francisco de Assis. Ele foi um frade católico que nasceu na Itália, numa cidade hoje conhecida como Assis, que eu tive o prazer de visitar. Sem nunca ter imaginado que hoje estaria ligado à Trova e que esta, está ligada a São Francisco de Assis e à cidade de Assis que visitei.

É dele uma das mais belas orações que já ouvi e li. A Oração de São Francisco, que abaixo transcrevo e, ao final, compartilho um vídeo em que Fagner declama esta oração.

Oração de São Francisco

"Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II CONCURSO DE TROVAS UBT RECIFE 2020

III Concurso de Trovas da Seção Recife da UBT 2021

RESULTADOS DO 2º CONCURSO DE TROVAS DA UBT-RECIFE