Trovas com a palavra AMOR

I Jogos Florais de Nova Friburgo = 1960 



Jogos Florais eram festividades praticadas na Roma Antiga entre 28 de abril e 13 de maio em todos os anos. Tinha este nome por ser em homenagem à Deusa Flora, Deusa da Primavera, das Flores, das vinhas, cereais e árvores frutíferas. 
Havia concursos de dança entre as cortesãs, e as vitoriosas eram coroadas com flores.


Na imagem acima, está a seguinte trova:

"Saudade palavra triste
morando no coração,
junto a dois belos sentidos
que são o amor e a paixão."
(Felipa Monteverde)

Posteriormente, estes prêmios passaram a ser substituídos por joias de ouro em forma de flores.
Influenciada pela tradição romana, primeiramente, esses jogos ocorreram na região de Provence, no Sul da França. Estabeleceu-se em Toulouse e, finalmente espalhou-se por toda a Europa e pelo mundo.

A Península Ibérica passou a praticar o mesmo rito. Em particular, na região de Algarve era maior a incidência dessas comemorações.






No século XIII, esses concursos passaram a ser praticados através de jogos literários e, os poetas participantes, compunham as quadras populares portuguesas ou sonetos.

Em 1960 em Nova Friburgo foi realizado pela primeira vez no Brasil, os Jogos Florais de Trovas. Já havia ocorrido em Santos, em 1914, 1915 e 1916, jogos florais, mas não exclusivamente com trovas. Nesta modalidade, foi em Nova Friburgo, que em 1960, pela primeira vez no Brasil, ocorreram jogos florais com exclusividade de trovas.

A seguir, você encontrará as trovas vencedoras do 1º Concurso de Trovas do Brasil, que foram os Jogos Florais de Nova Friburgo em 1960, cujo tema foi AMOR.



TEMA NACIONAL/INTERNACIONAL = AMOR 


VENCEDORES:
1º lugar
Não me chames de senhor
que não sou tão velho assim,
e a teu lado, meu amor,
não sou senhor. . . nem de mim!
Rodrigues Crespo
 (Belo Horizonte)


2º lugar
Eu amo a vida, querida,
com todo o mal que ela tem!
Só pelo bem - que há na vida,
de se poder querer bem.
Anis Murad (Rio de Janeiro)

3º lugar
Eu sigo na minha rota,
vencido, cheio de dor.
Causaram minha derrota
minhas vitórias no amor.
Colbert Rangel Coelho
(Rio de Janeiro)


4º lugar
Duvidas que numa trova
eu encerre o nosso amor?
Na hóstia tu tens a prova:
Não cabe Nosso Senhor?
Jesy Barbosa (Campos)

5º lugar
Tua visão permanece
no meu olhar. Não fugiu.
O lago nunca se esquece
da estrela que refletiu.
Raul Serrano
(Rio de Janeiro)


6º lugar
És rico... Mas que tristeza!
Tens vazio o coração...
Não ter amor é pobreza
mais triste que não ter pão.
Jesy Barbosa (Campos)

7º lugar
Se toda gente soubesse
como custa querer bem,
quanta gente gostaria
de não gostar de ninguém.
(Octavio Babo Filho
 (Rio de Janeiro)


8º lugar
Não te prendas mais à dor
nem lembres quem te esqueceu
pois quem quer morrer de amor
vive do amor que morreu.
Walter Waeny Jr (Santos)

9º lugar
Toda a beleza da vida,
todo o encanto dela, vem
de a gente saber, querida,
que é toda a vida de alguém.
Leila Ribeiro Ferreira
 (Belo Horizonte)


10º lugar
Busquei no amor, não me iludo,
a desventura que quis.
Nesta vida, amar é tudo,
é mais do que ser feliz!
Cléa Marina Cunha de Meneses

MENÇÕES
 HONROSAS
11º lugar
Em seus olhos procurei
o amor que tanto queria.
Não fui feliz. Encontrei
o que a outro pertencia ...
Vera Milward de Carvalho
(Caxambu)
12º lugar
Fizemos, na vida ingrata,
do nosso amor um tesouro:
os filhos nos deram prata!
Os netos nos deram ouro!
José Maria Machado de Araujo
(Português) (Rio)

13º lugar
Amor! Não podem dizer
os versos mais inspirados
o que dizem a tremer
nossos dedos enlaçados ...
Ana Rolão Preto M. Abano
(Benguela - Angola - África)
14º lugar
Esta profunda tristeza
que fica, quando te vais,
não é amor, com certeza:
com certeza, é muito mais.
Antônio Nilo Borges
(Português) (Rio)

15º lugar
Dá meus olhos, morto, Amada,
ao cego da nossa rua .
Se o morto não vê mais nada,
veja o cego a graça tua ...
Cícero Costa (Rio de Janeiro)
16º lugar
Vou chegando ao fim da estrada
e agora não mais me iludo;
sem amor a vida é nada,
com amor a vida é tudo.
Alvaro Diniz (Osório Dutra-RJ)

17º lugar
Mal do amor ninguém me fale.
Seu cativo eu fui, é certo.
Libertei-me... De que vale
liberdade num deserto?
Orlando Brito  (S. Paulo)

18º lugar
"Tudo envelhece na vida"
doutrinava o professor.
Replica a aluna sabida:
"Exceção feita no amor.. .
Amélia Tomas (Cantagalo)
19º lugar
É teu amor ouro puro,
por isso sou rica assim,
e as outras todas, te juro,
morrem de inveja de mim.
Odélia Belém Boneschi
(Niterói)
20º lugar
Sei que não foge à verdade,
você também pode crer;
em amor, felicidade
é dar mais que receber.
Nice Nascimento
(Rio de Janeiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II CONCURSO DE TROVAS UBT RECIFE 2020

III Concurso de Trovas da Seção Recife da UBT 2021

RESULTADOS DO 2º CONCURSO DE TROVAS DA UBT-RECIFE