Um pouco sobre a história da trova em Pernambuco

Hoje, finalmente, após muitas pesquisas, deparei-me com um pouco da história da trova em Pernambuco. Cascavilhando nos muitos sebos do Brasil através da Estante Virtual, encontrei no livro de Eno Teodoro Wanke, Trovismo, 1ª edição de novembro de 1978, na sua página 398 o seguinte:



"15.14 - Estado de Pernambuco

Recife. Nesta cidade apenas o Almanaque de Recife, dirigido por Fernando Burlamaqui, realizou concursos de trovas sob o nome de Jogos Flrais, isto em todos os anos de sua existência. Foram eles:
1 - 1964 (Virtude). 2 - 1965 (Felicidade). 3 - 1966 (Esperança). 4 - 1967 (Amor)"

Mais adiante ele informa que no número 100 do Jornal da Poesia (Janeiro e Fevereiro de 1976), Evangelina Maia Cavalcante, sua diretora, dá um testemunho do que fora, até ali, o trovismo em Recife. E transcreve tal testemunho.

"A minha impressão é que no Recife não existe grande entusiasmo pela trova. Fernando Burlamaqui, Antônio Salles e eu já fundamos uma seção da UBT e uma Academia Pernambucana de Trovas, tudo sem resultado positivo. Ambas tiveram poucos meses de duração."

Fernando Burlamaqui foi o primeiro Delegado da UBT em Recife e, até então, não tinha conseguido nenhuma informação a seu respeito. A Delegacia ou Seção, agora já não sei, após ler este depoimento, foi extinta por falta de contato com a UBT  Nacional, segundo me informou a Presidente da UBT, Domitilla Beltrame.

Seguramente, ele deixou de manter contato, ou de responder às mensagens a ele enviadas pela UBT Nacional. simplesmente porque já tinha falecido. Como ele nasceu em 1898, segundo informações do site Falando de Trova, se vivo estivesse, ele hoje teria  121 anos, o que é impossível. Então, com toda certeza, ele já é hoje falecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II CONCURSO DE TROVAS UBT RECIFE 2020

III Concurso de Trovas da Seção Recife da UBT 2021

RESULTADOS DO 2º CONCURSO DE TROVAS DA UBT-RECIFE