Concurso Relâmpago da Oficina de Trovas

Ao final da Oficina de Trovas realizada pela UBT Recife no último fim de semana, isto é, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020, foi proposto pelas ministrantes um Concurso Relâmpago, cujo tema foi CARNAVAL.


A GRANDE VENCEDORA


1º LUGAR
No abadá da poesia
nas alas da solidão
vesti minha fantasia
trovando com emoção.
(Giselda Pereira)

MENÇÕES HONROSAS

2° LUGAR
O Galo da Madrugada
meu coração despertou
caí no frevo encantada
meu galo cocoricou.
(Graça Melo)

3º LUGAR
Quando chega fevereiro
Olinda se fantasia;
mergulha de corpo inteiro
no frenesi da folia.
(Antonio Carlos Gomes)

4º LUGAR
Dançar, cantar à vontade...
Divertir-se com a folia...
Clima de amor, liberdade...
O carnaval é magia!
(Ana Paula B. de Almeida Cavalcante)



A autora da Trova Vencedora receberá, conforme prometido, uma medalha e um diploma. Os outros vencedores receberão os respectivos diplomas por suas colocações, sem medalha. Aguardem.

Aos vencedores os nossos parabéns. E também aos demais que participaram da Oficina, as nossas congratulações pelo desempenho brilhante. Segundo Domitilla, a Presidente Nacional que ministrou junto com Therezinha a Oficina, a qualidade dos trabalhos foi muito boa. Então, todos estão sendo felicitados pelo maravilhoso desempenho de cada um.

Só houve quatro trovas classificadas. Isto é, todas as demais não foram só não classificadas. O que quero dizer é que não houve  trovas em 5º, 6º, 7º lugares. Todas foram desclassificadas. Umas por não respeitarem regras de rimas, outras por não respeitarem a métrica. E todas elas tiveram sugestões de alterações para corrigir as falhas que aconteceram. Não vou apontar aqui as falhas, pois não interessam, nem tampouco, identificar quais as que foram desclassificadas por erro na escansão (contagem das sílabas poéticas dos versos) ou por erro nas rimas. Mas irei postar aqui as trovas corrigidas de cada um que autorizar essa publicação. E vejam que ficaram ótimas também as trovas desclassificadas. E, com exceção de uma delas, as alterações sugeridas não foram substanciais. Foram bobagens de tirar ou acrescentar uma palavra, ou ainda até de apenas tirar ou acrescentar apenas uma letra. Confiram:




Trovas
desclassificadas
como ficaram
após a correção

Realidade tece vias
nutre sonho paralelo,
veste-se o sol, fantasias
dos carnavais o mais belo.
(Juliane Arruda)

Na festa do pula-pula
quase todos vão pra rua
Cada um mantém a gula
e a festança continua.

(Genicleide Lima)


A Trova merece também ser festejada. Temos um grupo de whatsapp no qual exercitamos sempre a Trova e, quem estiver interessado em participar é só clicar no link disponibilizado no Grupo da Oficina. Não é necessário pertencer à UBT para isso. Lá estamos em constante aprendizado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II CONCURSO DE TROVAS UBT RECIFE 2020

III Concurso de Trovas da Seção Recife da UBT 2021

RESULTADOS DO 2º CONCURSO DE TROVAS DA UBT-RECIFE