A União Brasileira de Trovadores (UBT) está estruturada através de um Estatuto, um Regimento Interno e outras normas subsidiárias, tais como os documentos oriundos das CONAPREST-UBT (Convenções de Presidentes Estaduais da UBT).
Em 2014 realizou-se a 1ª CONAPREST-UBT foram definidas diretrizes que contribuíram significativamente para expansão e melhora da organização da UBT tais como:
- Redução de 9 para 6 os cargos de direção das seções
- Adoção de um Manual Oficial da Trova
- Criação do Programa Juventrova destinado à educação de jovens para a Trova
- A desobrigação da inclusão da palavra-tema nos concursos de Trovas da UBT
- Adoção da modalidade "Novo Trovador" nos Concursos da UBT e sua padronização, com definição de prazos e condições
- Criação de um Banco de Dados, uma Biblioteca e um novo “site” da UBT nacional
Estrutura da UBT
Segundo o seu Estatuto, disponível neste blog no link a seguir, (Estatuto da UBT) no seu capítulo II, artigo 5º, a UBT está estruturada em três planos: Nacional, Estadual e Municipal. No mesmo documento, em seu capítulo III, nos seus artigos do 6º ao 11, estabelece-se a formação da estrutura municipal da UBT.
Estrutura da UBT a Nível Municipal
Desse modo, cada município que tem uma representação da UBT possui pelo menos um Delegado que tem como obrigação o cultivo e divulgação da Trova. E uma das formas mais fáceis e eficazes de divulgação da Trova é através de Concursos de Trovas. O ideal seria com a instituição de prêmios. Mas nem sempre isso é possível. Então, pelo menos, os vencedores merecerão um certificado que ateste sua premiação, outorgado pelo Delegado ou Presidente da UBT naquele município.
Bem, mas voltando à estrutura da UBT no município, no caso da Delegacia, é só o Delegado ou mais alguns outros trovadores, que não terão função específica. No caso das Seções, há uma estrutura, conforme se estabelece no Estatuto acima mencionado.
Pelo atual estatuto de 24 de abril de 2019, são seis os cargos obrigatórios em uma Seção da UBT. São eles:
- Presidente
- Vice-Presidente de Administração
- Vice-Presidente de Finanças
- Vice-Presidente de Cultura e Relações Públicas
- Secretário(a)
- Coordenador(a) da Juventrova
No Município onde seja instalada uma Seção da UBT, deve haver ainda um Conselho Municipal, formado por seis membros, sendo três titulares e três suplentes. São eles o Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a).
Estrutura da UBT a Nível Estadual
A nível estadual, a UBT só se estrutura em locais onde existam pelo menos três Seções da UBT. Ou seja, em Estados onde a UBT só disponha de uma ou duas Seções instaladas, não há estrutura da UBT a nível estadual, como é o caso de Pernambuco.
Havendo três ou mais Seções da UBT, a estrutura da UBT Estadual é formada por um Conselho Estadual com seis membros, sendo três titulares e três suplentes. São eles o Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a). E o Presidente do Conselho deve, obrigatoriamente, ser um Presidente ou ex-Presidente de alguma das Seções do Município.
Em Pernambuco, apesar de haver cinco órgãos da UBT instalados, só há uma Seção. Os outros quatro, todos são Delegacias. Logo, não há uma estrutura estadual para UBT no Estado de Pernambuco. Do mesmo modo ocorre em todos os demais Estados do Norte e Nordeste. Desse modo, foi instituído um cargo de Coordenador Geral do Norte e Nordeste da UBT, para organizar e supervisionar todos os Estados.
Estrutura da UBT a Nível Nacional
No Plano Nacional, a UBT é constituída por um Conselho Nacional e por uma Presidência Nacional. Por sua vez, tanto o Conselho como a Presidência nacionais, são constituídos por um(a) Presidente, um(a) Vice-Presidente e um(a) Secretário(a).
Os atuais dirigentes da UBT
No Plano Nacional
Presidência
Presidente - Andréa Motta Paredes (2022 - atual)
Vice-Presidente - Arlindo Tadeu Hagen
Secretária - Carla Alves da Silva
Conselho Nacional
Presidente - Flávio Roberto Stefani
Vice-Presidente - Carolina Ramos
Secretário - Francisco Garcia
Nos Planos Estaduais
Neste caso, por questão de síntese, postaremos apenas os nomes dos Presidentes Estaduais que tomaram posse no dia 1º de janeiro de 2022, com mandatos até 31 de dezembro de 2023.
Região Norte e Nordeste
Ceará - Francisco Moreira Lopes
Como já foi mencionado, não há Presidentes Estaduais nestas regiões, exceto no Estado do Ceará. Em vista disso, há um Coordenador Geral do Norte e Nordeste que é o Prof. Garcia, atualmente acumulando a função de Secretário do Conselho Nacional.
Região Sudeste
Espírito Santo - Andra Valladares (Não houve eleição para este biênio)
Rio de Janeiro - Talita Batista
Minas Gerais - Arlindo Tadeu Hagen
São Paulo - Lóla Prata
Região Sul
Paraná - Vânia Maria Souza Ennes
Rio Grande do Sul - Flávio Roberto Stefani
Santa Catarina - Não há
Região Centro-oeste
Não há Presidências Estaduais.
No Plano Municipal em Pernambuco
Recife
Presidente: Madalena Castro
Vice-Presidente de Administração: Giselda Pereira
Vice-Presidente de Finanças: Vilma Cunha
Vice-Presidente de Cultura: Ana Paula Almeida
Vice-Presidente de Relações Públicas: Fátima Almeida
Secretária: Idalina Félix
Coordenadora da Juventrova: Profª. Graça Melo
Arcoverde
Delegado - Carlos Alberto Cavalcanti
Goiana
Delegado - J A. Silva
Tabira
Delegada - Maria Dulce Lima
Serrita
Delegado - Glicério Montes
Fonte
Comentários