O que é trova?

TROVA

Uma quadra de versos heptassílabos, com sentido completo e rimas alternadas e sem título, Só isso.

Desta definição há alguns desdobramentos:
  1. o que é uma quadra?
  2. que são versos heptassílabos?
  3. que são rimas alternadas?

1. O que é uma quadra?

Quadra é um poema de 4 versos. E verso é uma das linhas de um poema. Por exemplo:

Beijo desejado (Alberto Valença Lima)

Beijo desejado com sabor de pecado
Paira na mente e é do meu agrado
Chega em avalanche tudo inundando
E eu espero só pra você dizer quando.

Note que as rimas são emparelhadas, ou seja, 1º verso rima com o 2º verso, e o 3º verso com o 4º verso, ou seja, AABB. Isso significa, que ela não é uma trova, pois na trova, como vimos, as rimas são alternadas. ABAB.

2. Que são versos heptassílabos?

São versos formados por sete sílabas poéticas, também conhecidas sílabas tônicas. As sílabas poéticas, ou sílabas tônicas, não são como as sílabas gramaticais. Elas são formadas pelos sons das palavras.  Vamos separar por exemplo, o 1º verso da quadra acima.

Bei / jo / de / se/ já / do / com / sa / bor / de / pe / ca / do.
Este é um verso dodecassílabo, isto é, com 12 sílabas poéticas. A última sílaba da última palavra (DO da palavra PECADO) não conta pois só são contadas até a última sílaba tônica do verso, que neste caso é CA.

Mas não é tão simples assim. Em algumas sílabas são feitas elisões, isto é, contrações. Quando uma palavra termina em vogal e a seguinte começa com vogal, teremos uma elisão (contração das duas sílabas). É o que acontece no segundo verso da mesma quadra. Vejamos.

Pai / ra / na / men / te e é / do / meu a/ gra / do
O verso acima só tem 8 sílabas tônicas. As sílabas TE + E + É são contraídas em uma única sílaba. Do mesmo modo, as sílabas MEU + A também são contraídas. Só conta até a sílaba GRA de "agrado" que é a última sílaba tônica do verso.

3. Que são rimas alternadas?

Rima é um recurso poético em que o som a partir da vogal tônica de uma palavra, é idêntico ou parecido com o som de outra palavra. Por exemplo: Mato e Gato. As duas palavras finalizam-se com o som de ATO. 
Se estas palavras estiverem no final do 1º e 3º versos de um poema, essa é uma rima alternada.
As rimas de uma quadra são alternadas quando o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo com o quarto. Como no exemplo a seguir.

A trova é, na fala de Fernando Pessoa, "o vaso de flores que o povo põe à janela de sua alma." A seguir um exemplo de trova da lavra do trovador Luiz Otávio.

"Às vezes o mar bravio
dá-nos lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa!"

Se desejar, podemos fazer um curso em apenas 4 aulas sem nenhum custo. Basta entrar em contato e você receberá um email com a 1ª aula e o exercício para fazer  e enviar. Quando você enviar os exercícios da 1ªaula receberá a 2ª aula e assim por diante. São apenas 4 aulas e você terá, ao menos uma breve noção do que seja uma trova e já será capaz de compor uma.

Basta escrever para UBTRECIFE ARROBA GMAIL.COM





A seguir você pode obter, clicando no link abaixo, uma cartilha sobre trovas.


Ou no link seguinte, obter um ótimo guia para metrificação com o decálogo de Luiz Otávio de Metrificação.


Obs. Esta página foi originalmente criada no dia 20/08/2019



Comentários

Unknown disse…
Muito bom, poeta! Gostei muito, Quero contar com você na criação do blog daqui da Delegacia da UBT em São Luís do Maranhão. Grande abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

II CONCURSO DE TROVAS UBT RECIFE 2020

III Concurso de Trovas da Seção Recife da UBT 2021

RESULTADOS DO 2º CONCURSO DE TROVAS DA UBT-RECIFE