XII JOGOS FLORAIS DE JUIZ DE FORA 2021
REGULAMENTO DOS XII JOGOS
FLORAIS DE JUIZ DE FORA
Prazo estendido - Leia no final da página
2 - O concurso tem, também, caráter Internacional, Nacional e Municipal, podendo dele participar poetas e trovadores de todo o mundo, desde que com trovas expressas em Língua Portuguesa. Nas Escolas de Juiz de Fora, será orientado por Supervisores, Professores e contará com a atuação paralela de oficinistas, trovadores da Seção da UBT de Juiz de Fora.
3 – Tema Nacional e Internacional (Veteranos e Novos Trovadores) Mulher.
Os trovadores veteranos e novatos falarão sobre empoderamento feminino, respeito às mulheres e a seus direitos, igualdade para elas no trabalho, nas oportunidades, podendo, também, abordar o enfrentamento de todos os tipos de violência perpetrados contra elas.
(Novos Trovadores deverão Especificar tal condição no envelope) Por orientação da UBT Nacional, entende-se como Novo Trovador aquele que ainda não tenha obtido três classificações em concursos de âmbito Nacional e Internacional.
4 – Tema exclusivo para trovadores de Juiz de Fora (filiados ou não à UBT). Preconceito e desigualdade.
Para os trovadores locais ficará o encargo da abordagem das diferenças sociais, culturais, físicas, sobre sua aceitação, bem como o combate contra os preconceitos, visando a desconstrução das desigualdades que imperam no mundo atual.
5 - Tema exclusivo para alunos de escolas sediadas em Juiz de Fora: Amazônia - para as oficinas e para o concurso estudantil serão desenvolvidos trabalhos com base na ecologia, conservação das florestas e da natureza de um modo geral, amor e respeito aos animais e à vida, com destaque para a nossa AMAZÔNIA.
6 – Para os três temas não é obrigatório o uso de nenhuma palavra tema, sendo imperativo, apenas, a abordagem do assunto proposto em cada categoria.
7 – Tanto os trovadores do segmento NACIONAL E INTERNACIONAL, quanto os Novos Trovadores, que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão remetê-los para o endereço abaixo, especificando no envelope, a categoria pela qual concorrem (Veterano ou Novos Trovadores).
MESSIAS DA ROCHA
Rua Olga Burnier, 51-sb. - Bairro Costa Carvalho
36.070-190 – JUIZ DE FORA – MG
7.1 – Os trovadores do segmento local, que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão remetê-los para o endereço abaixo, especificando no envelope, o segmento pelo qual concorre (Local). Não há a categoria de Novos Trovadores para o segmento local.
CÉZAR AUGUSTO DEFILIPPO
Rua Paschoal Defilippo, 33 - Vila Paschoal
36780.000 - ASTOLFO DUTRA- MG
Caixa postal 03
8) Os Trovadores dos segmento nacional e internacional , que optarem inscrever-se pela Internet, deverão enviar seus trabalhos para a fiel depositária Andréa Motta, em Curitiba – PR, no seguinte e-mail: paredesandreamotta@gmail.com . Neste caso as trovas deverão ser digitadas no corpo do e-mail e abaixo delas, a identificação e endereço do autor. Anexos não serão abertos.
8.1 - Os Trovadores dos segmento local , que optarem inscrever-se pela Internet, deverão enviar seus trabalhos para o fiel depositário Cezar Augusto Defilippo, em Astolfo Dutra - MG no seguinte e-mail: zegute@yahoo.com.br . Neste caso as trovas deverão ser digitadas no corpo do e-mail e abaixo delas, a identificação e endereço do autor. Anexos não serão abertos.
8.2 – Os concorrentes que optarem pelo sistema de envelopes deverão mencionar como remetente: LUIZ OTÁVIO, repetindo o endereço do destinatário.
9) Cada participante dos segmentos Nacional/Internacional, Novos Trovadores, ou Local poderá enviar até 2 (duas) trovas
.
10 - Os estudantes poderão inscrever apenas 1(uma) trova e as inscrições serão feitas nas próprias escolas, durante ou após a realização das oficinas, em folha de papel, digitada ou manuscrita , devendo a folha, também, conter os dados pessoais do aluno, nome da escola e série que cursa.
11 - O prazo limite para recebimento das trovas, para os segmentos nacional/internacional e local, será o dia 31/03/2021. (Será considerada a data de chegada, para os participantes pelo sistema de envelopes.) Para os estudantes o prazo ainda será estabelecido de acordo com a volta às aulas definida pelo estado e pelo município e em consonância com os protocolos estabelecidos.
12 - Serão classificadas 15 (quinze) trovas. Cinco VENCEDORAS, cinco MENÇÕES HONROSAS, e cinco MENÇÕES ESPECIAIS nos segmentos Nacional/Internacional e Local. No segmento dos Novos Trovadores serão classificadas 5 (cinco) VENCEDORAS. No segmento dos estudantes, serão classificadas 15 (quinze) trovas VENCEDORAS de alunos pertencentes ao Ensino Fundamental e 15 (quinze) trovas VENCEDORAS de alunos pertencentes ao Ensino Médio. Todas receberão troféus e diplomas.
13 - Para o julgamento serão constituídas duas comissões julgadoras. Uma formada por trovadores de reconhecido mérito e pertencentes à UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES – UBT- Seção de Juiz de Fora podendo contar, também, com integrantes de outras entidades literárias da cidade, para julgamento dos segmentos nacional/internacional e dos estudantes. Outra será formada por trovadores pertencentes à UBT de outros estados para julgamento do segmento local.
14 – As solenidades de premiação acontecerão em 2021 em data a ser marcada, de acordo com os protocolos estabelecidos pelas autoridades, em virtude do enfrentamento da Covid-19 e, após o encerramento das oficinas e publicação do resultado concurso estudantil, tendo em vista que a participação dos estudantes é parte fundamental do nosso projeto.
15) – Ao inscreverem suas trovas os participantes concordam com os termos deste regulamento, liberando automaticamente sua publicação e uso pelos organizadores.
Maiores informações pelos e-mails:
toni.rochafilho@gmail.com e ubtjuizdefora@gmail.com
Ou pelos telefones (32) 98881-4900 , (32) 98444-4810
Juiz de Fora, 20 de outubro de 2020.
Messias da Rocha – Coordenador
Presidente da UBT- Secção Juiz de Fora
ATENÇÃO: PRORROGADOI O PRAZO. LEIA
ABAIXO:
Ah! Esta pandemia!
Prorrogação do prazo de Inscrição para os Jogos Florais de Juiz de Fora
Em 2018 realizamos os XI Jogos Forais de Juiz de Fora, que haviam sido paralisados em 1984. Definimos, então, que seriam realizados de dois em dois anos e, em meados de 2019, demos início aos preparativos, para 2020, tanto na busca de recursos, quanto na elaboração do projeto. Fomos bem sucedidos neste afazer, já que nosso projeto foi contemplado na área de literatura pelo Programa Cultural Murilo Mendes.
O projeto, de caráter bastante inovador, tem por principal objetivo cativar a Juventude para o movimento trovadoresco. Para tanto, planejamos realizar oficinas poéticas e musicais, nas quais a trova seria o ponto de partida para a produção de RAP, samba e outros estilos. Nesta etapa que denominamos “Tambores da Poesia”, inúmeros colégios seriam visitados e os jovens, além de participar das oficinas, seriam, também, estimulados a concorrer dos XII Jogos Florais, num segmento exclusivo para eles.
Veio então, a PANDEMIA. Impossível realizar atividades com grande número de pessoas. Distanciamento social obrigatório, álcool gel, higienização pessoal e de ambientes, enfim, ocorreu uma freada brusca e inesperada, que nos deixou involuntariamente, até hoje, num angustiante compasso de espera.
Já apresentamos um projeto alternativo para a prefeitura que está sendo estudado. Acreditamos que, com as bênçãos de Deus e o trabalho árduo dos cientistas, já teremos, durante este ano, ainda que de forma restrita, a possibilidade de dar andamento ao Projeto, que deveria ter sido iniciado em janeiro e concluído em outubro do ano passado.
Como ainda não conseguimos estabelecer um cronograma definitivo para a etapa estudantil do projeto, resolvemos prorrogar para o dia 31 de maio de 2021, o prazo de inscrições para os participantes das etapas Nacional/Internacional, Novos Trovadores e Local. Esperamos que até lá, já possamos contar com notícias alvissareiras.
Messias da Rocha – Presidente da UBT – Seção de Juiz de Fora
Comentários